VOTO NULO É OBRIGATÓRIO NA ELEIÇÃO PAULISTANA

Há posicionamentos díspares no PSOL sobre se os filiados devem votar nulo ou praticar o voto útil neste domingo.
Como não falo pelo partido nem me considero suficientemente informado sobre o quadro nacional, vou opinar somente sobre o contexto paulistano.
José Serra iniciou, como governador, a montagem de um embrião de estado policial no Estado e na cidade de São Paulo, transformados num verdadeiro laboratório de testes de fórmulas fascistizantes; votar nele é impensável.
Fernando Haddad não se propôs, como candidato, a lutar contra tal escalada autoritária, nem assumiu o compromisso de exonerar imediatamente os 30 subprefeitos (de um total de 31) que são oficiais da reserva da Polícia Militar; votar nele é inútil, pois quem faz  campanha de consumo  governa como  prefeito do sistema, não como prefeito ideologicamente coerente.
O PT hoje é um partido reformista. Quer apenas atenuar os malefícios do capitalismo, tendo abdicado de fazer a revolução. 
Então, quem considera que o capitalismo esgotou sua função histórica e se tornará cada vez mais nocivo, desumano e exterminador nesta fase terminal, não tem motivo nenhum para apoiar os que se propõem a prolongar sua agonia, ao invés de dar-lhe um fim.
Os autênticos seguidores de Marx ou Proudhon não podem, portanto, optar nem pelo voto impensável, nem pelo voto inútil. Têm de votar NULO!
Anúncios

4 comentários

  1. Se o eleitor paulistano fosse inteligente, anularia o voto em massa para forçar os partidos a oferecerem melhores opções.

    Quanto a esses dois, fazem-me lembrar o “Côco Praieiro”, de Marcus Accioly e Cussy de Almeida, gravado pela Orquestra Armorial”:

    “Mas, em se tratando do seu canto,
    Eu sou sincero
    Um mais um é igual a zero,
    Tire a prova se restar”

    Quanto ao seu outro comentário — mera colagem de um texto da Helena Sthephanowitz –, este blogue só publica, como comentários, o que os próprios comentaristas escrevem.

    Curtir

  2. Opinião e post muito coerente Celso, não à toa votei em você!

    Pena que não pude anular, pois trabalhei e não cheguei à tempo, pois meu trabalho fica no Brás, e voto no Grajaú, aonde resido, mas de uma certa forma fiquei feliz ao ver em outro post seu que brancos, nulos e abstenções totalizaram 29% aprox. quase o total de votos no Serra, 31%.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s