O CARNAVAL EM 10 LIÇÕES

Não sou propriamente um carnavalesco, mas houve músicas relacionadas ao tema que me marcaram bastante, ao longo dos tempos.

De uma não consegui saber nem nome, nem intérprete. É dos meus tempos de criança e a tenho inteira na lembrança:

Agora chora, Pierrot,
É tua sina.
A sina de Pierrot
é chorar por Colombina

Ah, velhas frases de amor,
Ah, são retalhos de dor.
Esta saudade de Colombina,
Não é saudade, é tua sina.
Pierrot, Colombina e Arlequim,
História de um amor assim, assim

Há também duas que, incrivelmente, ainda não foram disponibilizadas no Youtube, mas das quais eu quero deixar, pelo menos, este registro:

Somos cantores
Cantamos as flores
Cantamos amores
Trazemos também
A notícia da grande alegria que vem
Pra durar mais que um dia
E ficar como antigas cantigas
Que não morrem
Que não passam jamais
Como passam sempre os carnavais
(Gil, Torquato e Vandré, “Rancho da Rosa Encarnada”)

Vesti minha tristeza
Com a fantasia da alegria
e com ela eu caí no carnaval
E fui com toda gente para a avenida
Cantar a vida com a doce ilusão do carnaval
Oi minha namorada, a liberdade,
Linda Colombina de quem era um pobre Pierrot
(Sérgio Ricardo,  “Fantasia da Alegria”)

Quanto às demais, eis os vídeos:

Deixe um comentário

