SAIBA COMO É A VIDA NOS TERRITÓRIOS OCUPADOS POR ISRAEL…

…assistindo a este ótimo documentário de longa-metragem, co-produzido por palestinos, franceses, holandeses e israelenses: Cinco câmeras quebradas (d. Emad Burnat e Guy Davidi, 2011).  É legendado em português.
Além de haver concorrido ao Oscar de melhor documentário em 2013, teve participação marcante em outros festivais, sendo premiado inclusive pela Academia de Artes Cinematográficas de Israel (pois lá existem, sim, os que contestam as práticas arbitrárias e truculentas do governo direitista). Sua nota no site do IMDB é bem elevada: 7,9.
Morador de uma pequena aldeia da Cisjordânia (Emad Burnat, que interpreta a si mesmo no filme) compra uma câmara quando do nascimento do seu primeiro filho e vai registrando também imagens do que acontece com sua comunidade quando as terras começam a ser-lhe usurpadas à força para que nelas se instalem colonos israelenses.
Uma preciosidade que me teria passado despercebida se não fosse uma dica da companheira Lídia Maria de Melo, a quem agradeço. Recomendo enfaticamente.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s