A BOLSA DISPAROU. POR QUÊ?

Bolsas de valores são letais: morre-se de enfarte na alta…
Leio no Brasil 247 que a Bolsa de Valores de São Paulo teve nesta 2ª feira (13) sua maior alta nos últimos três anos, 4,78%, puxada pelas ações da Petrobrás, que registraram valorização de mais de 10%. Segundo o jornal eletrônico, a Bovespa estaria “comemorando” as boas notícias para a campanha de Aécio surgidas nos últimos dias.
Na verdade, quem participa do grande cassino capitalista não está nem aí para ideologias e eleições, o negócio dessa gente é grana. Então, o que deve ter ocorrido é o seguinte: tais profissionais, com seus múltiplos acessos ao que ainda não foi noticiado para o público em geral, receberam informações que lhes deram certeza da vitória de Aécio Neves.
…e de depressão quando elas quebram.
Ora, como as ações da Petrobrás despencaram ultimamente em função do noticiário adverso, adquiri-las agora será um ótimo negócio caso elas se valorizem adiante. E quem sai na frente, pegando os preços lá embaixo, é quem ganhará mais.
Se vitorioso, evidentemente Aécio saneará a Petrobrás, para servir como um cartão de visita do seu governo. Sou vivido demais para crer que não existirão maracutaias, mas a empresa cujo aparelhamento mais desgastou o governo petista na reta final da campanha deverá se tornar território proibido para mutretas, pelo menos durante algum tempo. 
Então, o que está por trás da alta inesperada da Bovespa é a convicção dos especuladores de que a eleição já está decidida e de que investir na Petrobrás voltará a ser um bom negócio.  E não algum plano mirabolante e mefistofélico para influenciar o pleito.
No que me baseio para fazer esta interpretação? Nos três anos que, muito a contragosto, fui responsável por um jornal semanal da associação das corretoras de valores. Detestava as pessoas, o ambiente e os assuntos, mas procurei extrair algo útil da experiência: inteirar-me sobre como funciona o mercado de capitais. 

Afinal, quanto maior o conhecimento que tivermos do inimigo, mais eficientes seremos no combate a ele.
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s