PARA BOM ENTENDEDOR, GILMAR MENDES ANTECIPOU QUE SÓ DILMA SERÁ CONDENADA PELO TSE.

Entrevistado pelo jornal Valor em Washington, o ministro do Supremo Tribunal Federal e presidente do Tribunal Superior Eleitoral Gilmar Mendes não teve a mínima preocupação em deixar dúvidas sobre qual será a decisão da Justiça Eleitoral com relação à chapa vencedora na última eleição presidencial: ela será mesmo impugnada pelo TSE. 

 

É o que se depreende de suas afirmações, segundo as quais: 

  • a campanha da ex-presidente Dilma Rousseff teria custado quatro vezes mais do que o valor declarado;
  • teriam sido descobertas várias ilegalidades, como doações de empresas cujas receitas não demonstram capacidade para fazer aportes e de pessoas físicas que recebem pelo programa Bolsa Família e, portanto, não estariam em condições de doar; e
  • certas doações teriam sido, na verdade, parte de pagamento por obras com a Petrobrás (casos levantados pela Operação Lava-Jato e repassados ao TSE).

Depois, ao afirmar que “o tribunal terá de fazer a avaliação levando em conta um quadro de grande responsabilidade institucional”, Mendes deu uma óbvia pista de que o TSE vai aceitar a tese da separação de contas, poupando o vice e condenando apenas a cabeça de chapa.

Dilma Rousseff poderá, inclusive, ter seus direitos políticos cassados, independentemente de o Senado Federal ter decidido em contrário no julgamento do impeachment.
 

Se Mendes dissesse, p. ex., que lei é lei e precisa ser integralmente cumprida, sinalizaria punição também para Michel Temer; já ao aludir à grande responsabilidade institucional, dá a entender que, para não tumultuar ainda mais o cenário político e agravar a crise econômica com uma nova troca de presidente (agora por via indireta), será melhor deixar tudo como está.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s